sábado, 3 de setembro de 2011

Por onde anda: Rui Costa



















                     

O ” Por onda” dessa semana ,vou contar um pouco sobre um gênio camisa 10 português,que brilhou em todos os clubes por onde passou e também em sua seleção .Ele é  Rui Manuel César Costa , ou simplesmente Rui Costa , nasceu no dia  29 de Março de 1972 em Amadora, Lisboa.

Começou a carreira no seu clube de coração, Benfica, quando foi participar de um treino que o observador era o Maior ídolo do futebol Português ,Eusébio, que ficou impressionado com as habilidades de Rui. Passou oito anos nas categorias de base da equipe de Lisboa. Em 1990,foi emprestado ao AD Fafe , um clube de pequena expressão de Portugal.

Voltou ao Benfica no ano seguinte, onde logo venceu uma a Taça de Portugal 92/93 e um Campeonato de Portugal 93/94. Na temporada 94/95 se transferiu para a Fiorentina,onde jogou  sete temporadas, vencendo duas Taças de Itália e uma Supertaça.Na época conseguiu ser eleito algumas vezes o melhor nº10 .


Em 2001 se transferiu para o AC Milan, onde jogou cinco temporadas com grandes jogadores como, Andriy Shevchenko, Andrea Pirlo , Albertini entre outros,  conquistando  1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia. Rui Costa conseguiu ser príncipe em Florença e rei em Milão.

Voltou para o Benfica em 2006 , para poder encerrar a carreira no clube de coração .Jogou até o fim da temporada  2007/2008, logo depois se aposentou do futebol .

Pela Seleção Rui Costa jogou as copas de 2002 e conquistou a Eurocopa em 2004 , sendo que sua despedida da seleção foi justamente nesse jogo .Esteve presente em 96 convocações e marcou 26 gols com a camisa da seleção portuguesa.

Atualmente Rui Costa é  diretor esportivo do Benfica , sendo assim, iniciando um novo ciclo no clube.





Abaixo, vídeo sobre a carreira de Rui Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário