sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Por onde anda: Rafael Márquez


Rafael Márquez Álvarez, mais conhecido como Rafa Márquez, é um zagueiro mexicano, que nasceu em 1979,Na cidade de Zamora.
Márquez começou a carreira no Atlas, do México em 1996, com apenas 17 anos. Três anos depois já foi atuar no velho continente, sendo contratado pela equipe francesa do AS Monaco.Por lá disputou 4 temporadas, conquistando titulos importantes como o Campeonato Francês,Copa da França e Supercopa da França.Além de conquistar diversos titulos .Como Rafa era um defensor elegante, bom cabeceador, bom cobrador de faltas e muita visão de jogo ,fez com que ,  atuasse   em alguns jogos pelomeio-campo .
Com o destaque na equipe francesa, foi contratado em 2003, pelo  Barcelona.Pelo clube catalão foi titula e fez dupla de zaga com o capitão ,Carles Puyol.Vivendo o auge da carreira na equipe catalão, disputou 7 temporadas, mas sendo que nas duas últimas foi sendo mais reserva do que titular, por sofrer algumas lesões. Mas conquistou quatro vezes o Campeonato Espanhol, uma vez a Copa do Rei, três vezes a Supercopa da Espanha,duas Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Ano passado, porém decidiu jogar na MLS, liga de futebol dos Estados Unidos ,pelo New York Red Bulls e vem jogando ao lado do atacante Thierry Henry , que sairão do Barça para atuar na equipe norte americana  e que continua jogando ate hoje.
Mas Rafa Márquez não foi só destaque nos clubes, mas também em sua seleção. Pelo México é capitão, tendo já disputados 87 partidas, balançando as redes em 10 oportunidades. Participou das Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, todas como titular. Disputou as Olimpíadas de 2004 e os titulos e ganhou foram,a Copa das Confederações de 1999 e Copa Ouro 2003.


Abaixo os grandes momentos ,até então, da carreira de Rafa Márquez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário