quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Greve na Liga Espanhola


O presidente da Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis, Luis Rubiales, anunciou nesta quinta-feira uma convocação de greve para as duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol 2011/2012, diante da falta de acordo da Liga de Futebol Profissional sobre um convênio coletivo, Rebiales afirmou: “A Liga Espanhola não começará até que se assine um novo convênio coletivo entre a Liga de Futebol Profissional (LFP) e os jogadores”.

A decisão foi comunicada com a presença de mais de uma centena de atletas, entre eles o capitão da seleção espanhola, Iker Casillas, além de Puyol, Xabi Alonso e outros craques da liga das estrelas, e de presidentes de associações de jogadores de outros países, incluindo o do sindicato mundial, Leo Grosso.


Jogadores convocados por Rubiales , sobre a Crise 

A iniciativa dos atletas pode causar um sério colapso no estrito calendário do futebol da Espanha, que provocaria muitas perdas financeiras, entre outras. O assunto preocupa a LFP, já que o anúncio da greve foi 
contundente e ficou claro que não era um blefe.


O acordo dita que a partir da temporada 2011/12 até a 2014/15, os clubes da Primeira Divisão contarão com seis milhões. Já os de Segunda, terão três milhões. Entretanto, a AFE denuncia que só no ano passado foi criada uma dívida de 40 milhões de euros ,aproximadamente R$ 104 milhões.

A entidade reivindica um fundo de garantia destinado para proteger os salários dos jogadores caso um clube fique falido. No mês passado, o Racing Santander solicitou proteção de crédito, assim como já tinham feito anteriormente Mallorca, Zaragoza, Real Betis, Rayo Vallecano e Granada, todos da primeira divisão do futebol do país. Além disso, os atletas protestam contra o atraso no pagamento dos salários em alguns clubes.

Na opinião da AFE, o acordo unilateral da LFP não tem nada a ver com o que foi tratado na mesa de negociações e limita de maneira importante as garantias do convênio anterior, apesar de ter que enfrentar problemas mais graves ao menos na temporada 2010/11. A LFP discorda das palavras de Rubiales e esta guerra parece que está longe de terminar, o que pode gerar sérias consequências.Agora é só esperar os próximos capítulos .


Nenhum comentário:

Postar um comentário