terça-feira, 23 de agosto de 2011

Especial UFC RIO : Conheça as regras e o que é proibido nas lutas do evento


Durante essa semana no blog, terá noticias e curiosidades sobre o UFC . Nesse sábado terá o evento aqui no Brasil, chamado de UFC Rio . Essa será a 134º edição do evento, e aqui você verá os preparativos para o evento, saber mais sobre as Ring Girls e muito mais. Hoje vou mostrar as regras do MMA, para vocês saberem o que vale e o que é proibido dentro do octógono.  
  
O MMA quer dizer Mistura de Artes Marciais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é "vale tudo". As lutas do Ultimate Fighting Championship têm regras distintas às do Pride. Alguns golpes permitidos no evento japonês, são proibidos no UFC.

Para um melhor entendimento de como é dirigida a luta, vai uma explicação de algumas das principais regras do evento comandado por Dana White.


Regras básicas do UFC:
Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos com 3 assaltos de 5 minutos. Em lutas que valem títulos são 5 assaltos de 5 minutos.



Os resultados das lutas podem ser definidas com:



Desqualificação -
Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal(esses golpes seriam cabeçadas, golpes na região genital, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras.O lutador também não pode segurar na grande enquanto estiver na luta ,caso isso ocorra ele perderá pontos como punição  Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.

     

Finalização – Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue ou verbalmente.

 Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.










 Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.     


 

Decisão médica – Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido à um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar  se o estado do lutador estará ameaçada caso continue.

      Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios. Apesar disso atualmente muitos não estão entendo o critério dos juízes, pois ás vezes um lutador que foi muito melhor que o outro, mas o que “apanhou” é que acaba vencendo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário