terça-feira, 9 de agosto de 2011

80 anos de vida do velho lobo

No dia 9 de agosto de 1931 nascia uma das figuras mais emblemáticas do futebol brasileiro, Mario Jorge Lobo Zagallo completa 80 anos nesta terça-feira. Um nome que está marcado eternamente na história do futebol mundial.

O senhor das 13 letras é o único a possuir quatro títulos mundiais no currículo, além de só ele e o alemão Franz Beckenbauer serem os únicos a terem conquistado Copas do Mundo como jogador e como treinador.

O papa-títulos Zagallo
Sua carreira como jogador começou em 1948, no América. Curiosamente, depois de deixar o clube rubro em 50, o ponta-esquerda passou apenas por Flamengo e Botafogo, onde jogou por sete anos. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante na lateral, o formiguinha do time campeão do mundo.

Também escreveu uma das histórias mais vitoriosas de um jogador na Seleção Brasileira, sendo campeão mundial em 1958 e 1962.

Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante na lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta esquerda que recuava para ajudar no meio-de-campo. Nessa Copa e na de 1962 deixou na reserva Pepe, grande astro e um dos grandes atacantes da época do Santos e companheiro de Pelé.


Pouco depois de encerrar a carreira de jogador, Zagallo começou a atuar como treinador, nas divisões de base do próprio Botafogo, em 1965. E não tardou para chegar ao comando da equipe profissional. Já em 1967, levou o Glorioso à conquista do título estadual. No ano seguinte, o bicampeonato.


O Brasil, com as suas estrelas Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo, bisando o título de Campeão Mundial



No início de 1970, a maior glória como treinador. Com a demissão de João Saldanha a poucos meses da Copa do México, Zagallo assumiu a Seleção.

Em 1991, Zagallo foi chamado pela CBF para ser o Coordenador-técnico do Brasil. Três anos mais tarde, ganharia o quarto título mundial. E, depois do pedido de demissão de Carlos Alberto Parreira, Zagallo foi naturalmente indicado para assumir mais uma vez a Seleção.

Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, sofreu a maior decepção de sua vida profissional. Na semifinal contra a Nigéria, o Brasil vencia por 3 x 1 a 12 minutos do fim do jogo.Já Na Copa do Mundo de 1998, levou a Seleção ao vice-campeonato.

Além de dirigir a seleção “canarinho”, Zagallo comandou as seleções do Kuwait, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. À frente deste último conseguiu a proeza de garantir a classificação para a Copa do Mundo de 1990. Porém desentendeu-se com dirigentes antes da Copa e pediu demissão.
O velho lobo ficou conhecido por suas frases marcantes :


“Vocês vão ter que me engolir” Desabafo após a conquista da Copa América de 1997.

“Foi uma derrota rumo ao penta” Após a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998.

“Ai sim, fomos surpreendidos novamente” frase usada em todo o Brasil.




Abaixo uma homenagem ao "Eterno Zagallo", que tem 13 letras .  



                                                       Fonte do vídeo: Tv Brasil
                                                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário