sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Por onde anda : Patrick Kluivert



O Por onde anda de hoje vai contar um pouco sobre o atacante holandês Patrick Kluivert ,que brilhou em grandes clubes europeus , mas principalmente no Barcelona e na seleção .

Nascido em Amsterdam, na Holanda , com 1,89 metros de altura, fazia o estilo centroavante matador e oportunista. Ele ainda é o maior artilheiro da história da seleção da Holanda, com 40 gols marcados em 79 partidas entre 1994 a 2004. Ao longo da carreira, o atacante atingiu a marca de 468 gols.

Aos 19 anos, ele apareceu no cenário internacional no poderoso Ajax de 1995, vencendo a Supercopa da Holanda, sobre o arqui-rival Feyenoord em 1994. Tornou-se ídolo no clube, jogando 97 partidas, anotando 50 gols, conquistando a Liga dos Campeões de 94-95 e o Mundial Interclubes ao lado de grandes nomes como ,Van der Sar , Rijkaard ,Davids ,Seedorf e Overmars .

Com o grande atuações pelo Ajax , foi ao Milan, onde não vingou, marcando apenas 9 gols. No ano seguinte se transferido para o Barcelona, transformando-se num dos maiores ídolos do futebol espanhol. Junto de Rivaldo formou uma das duplas mais eficazes no futebol do momento , conquistando o Campeonato Espanhol de 1998. Em 2002 formou dupla com o rápido Marc Overmars, também bastante efetivo. Tornou-se um dos maiores artilheiros da história do time marcando 90 gols.
Deixou o clube em 2004, depois de cair de rendimento por causa de uma lesão no joelho que o afastou dos gramados por três meses e durante o resto da carreira continuou sofrendo com lesões. Ainda passou por Newcastle, Valencia, PSV e Lille antes de encerrar sua carreira em 2008. Disputou ao todo 468 partidas marcando 200 gols.

Pela Seleção Holandesa . marcou história , sendo ate hoje o maior atilheiro com 40 gols. Participou das Eurocopa de 1996, 2000 e 2004, e também de apenas uma  Copa do Mundo a de  1998 , na França,  indo até a semi-final.

Kluivert ainda foi o artilheiro da Eurocopa de 2000, com cinco gols. Encerrou a carreira aos 32 anos, em 2008, depois do término do contrato com o Lille, da França. Neste ano, ele assumiu a função de auxiliar técnico do Brisbane Roar FC, da Holanda.

Seu estilo de jogar pode era mesclado com drible e explosão. Kluivert sempre foi um jogador forte, e aproveitava sua altura para passar pelos marcadores, executando as grandes viradas para o chute com perfeição. Dono de um chute rápido e preciso, considerado também um dos maiores cabeceadores. Um atacante completo, que poderia ter ido muito mais longe, se suas lesões não o tivessem impedido.

Atualmente com 34 anos , ele assumiu nesse ano a função de auxiliar técnico do Brisbane Roar FC, da Holanda.
 







3 comentários:

  1. Muito boa essa matéria . Tenho Saudades desse grande ataque que brilhou no Barça .

    ResponderExcluir
  2. Esse cara junto com o Rivaldo levavam aquele time do Barcelona ,que não era bomo o de agora , e dependia esclusivamente dele para fazer os gols .

    ResponderExcluir
  3. e sempre bom saber onde das esses jogadores , nem sabia que ele tinha se aposentado

    ResponderExcluir