sábado, 25 de agosto de 2012

Félix, um dos grandes goleiros do futebol brasileiro, morre aos 74 anos



Imagem: oliberalnet


A manhã dessa sexta-feira começou com uma noticia triste para o  futebol brasileiro, depois que foi anunciada a morte de Félix, ex-goleiro campeão mundial com a seleção brasileira em 1970, aos 74 anos.

Ele lutava contra um enfisema pulmonar e estava internado no Hospital Vitória, em São Paulo. Por volta das 7 horas da manhã, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e infelizmente não resistiu.

Félix nasceu em Caratinga, Minas Gerais, iniciou a carreira defendendo o Juventus e depois passou por Portuguesa e Nacional, todos clubes de São Paulo, e em seguida foi para o Fluminense, pelo qual atuou por oito anos, ente 1968 e 1976, quando se aposentou. Além disso, não jogou apenas durante oito anos no clube das Laranjeiras, como também fez história e virou ídolo do clube após fazer grandes defesas e mostrar todo o seu talento para fechar o gol do Tricolor carioca.

Mas com certeza o que fica na lembrança da carreira desse grande goleiro é que ele foi campeão e participou da seleção brasileira tricampeã do Mundo, considera por muitos, a melhor seleção de todos os tempos.  Naquela época a seleção contava com o talento e os gols do Rei do futebol, Pelé, os lançamentos milimétricos de Gerson, a inteligência de Tostão, a explosão de Jairzinho ,genialidade de  Rivellino, entre outros craques.

O técnico da seleção era Zagallo, que bancou Félix na seleção. E como diz um ditado futebolístico, “Um bom time começa de um bom goleiro”. Mesmo ao lado de tantos craques dentro de campo, Félix foi decisivo para a conquista do titulo mundial de 70 para o Brasil, após fazer grandes defesas e fechar o gol durante partidas contra a Inglaterra e o Uruguai, que o Brasil sofreu muita pressão do adversário, mas os jogadores sabiam que podiam sempre contar com o goleiro para que a seleção saísse com a vitória sem tomar gols em determinados jogos .

Infelizmente não tive a oportunidade de ver esse grande goleiro atuando, por ainda ter apenas 18 anos, mas assisti diversos documentários e jogos em que Félix esteve presente, com isso posso afirmar que ele não foi apenas um grande goleiro e ídolo do Fluminense, mas uma pessoa sensacional, ídolo nacional e um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro.






O goleiro Félix no centro da foto com a seleção de 70





6 comentários:

  1. E o Brasil perde mais um grande nome do futebol.

    ResponderExcluir
  2. E o Brasil perde mais um grande nome do futebol. Mas ele poderia está vivo agora se o governo desse um minimo de atenção para nossos vencedores do futebol de 50, 60 e 70 né.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É uma pena perder esse nome tão importante para o futebol brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Alguém a se lembrar pelos feitos que conquistou, em um time tão lembrado por seu ataque o goleiro foi um ídolo.
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Conquistas no esporte devem ser sempre lembradas.

    ResponderExcluir
  6. Grande goleiro e personalidade marcante na história do futebol brasileiro.

    http://www.saborescomfama.com

    ResponderExcluir