quarta-feira, 18 de abril de 2012

Especial Santos F.C 100 anos : A Era Pelé

       
                                                    

Essa foi a melhor época que o Santos FC teve em sua história. Tudo começa em 1955, quando o Peixe estava sem conquistar o campeonato paulista, a cerca de 20 anos,mas no mesmo ano , o time quebrou o jejum e conquistou o estadual .

Camisa usada na década de 50
No ano seguinte no dia em oito de agosto de 1956, chegaria à Vila Belmiro, trazido pelas mãos de Valdemar de Brito, que dizia ao clube que esse jogador se tornaria o melhor do Mundo em pouco tempo. O  menino era simplesmente  Pelé,de 15 anos, que deu de novo impulso à história do Santos, levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta.

Pelé quando chegou ao Santos
Um mês depois de sua chegada ao alvinegro praiano, que já era um time bicampeão paulista, Pelé estreou na equipe principal em um torneio amistoso contra o Corinthians de Santo André ,entrando no segundo tempo no lugar de Del Vecchio em partida vencida pelo Peixe por 7 a 1 e com o Rei do Futebol já marcando em sua estreia ,fazendo o 6 gol do time no jogo .

A partir daí, muitos o via com um craque em ascensão. Suas atuações pelo Santos FC o levaram para a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira com apenas 17 anos, em 1957. Em seu clube, formou um ataque memorável com , Dorval, Mengávio, Coutinho e Pepe.E no mesmo ano em que teve a sua primeira oportunidade na seleção , foi artilheiro do Campeonato Paulista com 36 gols.

No ano seguinte em 1958, quando o mundo inteiro conheceu o talento de um  menino franzino , habilidoso e goleador chamado Pelé, na conquista do título mundial da Seleção Brasileira na Suécia. Com belas jogadas e gols , como o da final diante dos suecos, foi fundamental na conquista da primeira Copa do Mundo para o Brasil.

Depois da conquista da competição pela seleção e com excelentes marcas no Santos , chegando a marcar 58 gols em uma só edição do Campeonato Paulista, sendo assim estabeleceu um recorde que está até os tempo de hoje .

Camisa usada na década de 60
O tempo foi passando e o Santos ganhando muitos títulos , sendo os principais conquistados em 1962 e 1963  com  o  bicampeonato da Taça Libertadores, derrotando outras potências da América do Sul como Peñarol (Uruguai) e Boca Juniors (Argentina)  e o bimundial Interclubes derrotando o Benfica de Eusébio e Milan,respectivamente.

Com Pelé sendo o principal jogador e conhecido mundialmente por todos , o clube também sofria uma renovação de jogadores , como não tendo  mais o futebol do canhão  Pepe que já a via se  aposentado .

Imagem que tirei no Memorial do clube com os prêmios ganhos por Pelé
Esse time tinha conquistado o principal torneio da época  a Taça Brasil ,por 5 vez consecutivas 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965.E no  ano passado foi considerado pela CBF como se fosse um  título do Campeonato Brasileiro



Em 1967, o peixe ganharia novamente o Campeonato Paulista e daria início ao seu segundo tricampeonato da competição. Já em  1968 o time tinha contava com grandes  revelações como Clodoaldo, Edu, Abel e Toninho Guerreiro , assim conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Recopa Intercontinental .

O time do Santos era tão fantástico que em 1969, em uma excursão pela África, no período estava ocorrendo a  guerra no Congo Belga, atual República Democrática do Congo, entre forças de Kinshasa e de Brazzaville e após saberem que o clube brasileiro iria jogar e com a presença do Rei Pelé em campo , a guerra "parou" foram suspensas para que as cidades pudessem assistir aos jogos do time. Porém , logo após as partidas e as homenagens, o conflito recomeçou.

Eu ao lado da foto do Rei ,quando marcou o milésimo gol
Depois de muitas conquistas e alegrias ao povo brasileiro ,Pelé conseguiu o seu maior feito individual na carreira,sendo o primeiro a fazer 100 gols na história do futebol Brasil . O feito ocorreu em 19 de novembro de 1969, com vitória sobre o Vasco por 2 a 1 no Maracanã,com a presença de com 65.157 pagantes.

A partida era válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o campeonato brasileiro da época. Aos 33 minutos do segundo tempo o zagueiro do Vasco Renê cometeu pênalti. Pelé cobrou com pé direito no canto esquerdo do goleiro Andrada, que passou a ser conhecido como o goleiro que levou o milésimo gol do Rei ,que até o final da carreira no Santos marcou  1091 gols .

A chamada Era Pelé, terminar em 1971 ,quando o Rei do futebol vai jogar no clube americano Cosmos. Mesmo com a sua saída, a juventude que aparecia no Santos tentou permanecer com a sequencia de títulos ,mas não obteve o mesmo rendimento.


As taças da Libertadores e do Mundial conquistados pelos Santos



8 comentários:

  1. pelé foi o cara

    http://rocknrollpost.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. cara tem certas coisas no futebol que enoja, idolatrar pessoas, o dinheiro pago para certos jogadores, a corrupção, sem dizer que as mina pira em uns fia da puta feio só pq tem grana, olha futebol já foi bom... na época do Pelé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época tirando os dribles, e lances fantasticos do pelé, era piór ainda, as falcatruas e as noitadas d jogadores q a midia escondia.

      Excluir
  3. cara foi o melhor de todos os tempos mesmo
    não adianta comprar os jogadores dessa época com ele
    gosto do Mauro Beting que fala: Messi é o melhor desse mundo, porque o Pelé é de outro planeta

    ResponderExcluir
  4. Tái o único time paulista que eu gosto.

    O santos passa uma vibe boa, sem violência...

    Tenho certeza que é o segundo time de boa parte dos brasileiros.

    Vou nessa,
    abraços!

    O Avesso do Espelho
    www.redutonegativo.blogspot.com

    PÁGINA NO FACEBOOK:
    https://www.facebook.com/pages/O-Avesso-do-Espelho/208901712497145

    ResponderExcluir
  5. Bacana seu post, muito boa a retrospectiva e as imagens.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. respeito o santos mesmo sendo palmeirense!!!

    Parabéns aos 100 anos de glória.... Gollllllllllllll do Barcelona


    http://blogdocharque.com/2012/04/18/promocao-os-embromation-promocao-relampago/

    ResponderExcluir
  7. gostei de saber de toda a historia.

    http://mundostreze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir