segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A superação do bullying no esporte







Nesse fim de semana terminou as Paraolimpíadas de Londres 2012 , onde o Brasil foi muito bem terminando a classificação geral em 7º lugar . Muitos de nossos atletas ,superaram suas dificuldades e mostram que mesmo tendo uma deficiência , você pode sim supera-la fazendo o que mais gosta, no caso dos atletas Paraolímpicos, é a pratica do esporte.

Mas para chegar onde esses guerreiros chegaram não foi uma tarefa nada fácil,pois durante esse período muitos podem ter sofrido preconceito por ter suas deficiências ,mas conseguiram dar a volta por cima .

Quero aproveitar para comentar o assunto pouco abordado mais que acontece ,algumas vezes no esporte ,que é o "preconceito " .Esse termo que também pode ser chamado de Bullying , também acontece no mundo esportivo . Posso citar alguns casos , como o de Roberto Carlos que atualmente joga no Anzhi , da Rússia e sofreu preconceito durante uma partida,por um  um torcedor do time adversário , que arremessou uma banana na direção do brasileiro , o chamando de Macaco .

Outro caso é do jogador de vôlei, do Vôlei Futuro que aconteceu no primeiro jogo da semifinal da Superliga de Vôlei desse ano. Pouco tempo antes do jogo , Michael assumiu ser homossexual,toda vez que ele participava de uma jogada a torcida se manifestava o chamando de bicha" pelos torcedores do adversário. A equipe dele, fez a denúncia do fato ocorrido, e a equipe do Cruzeiro foi multada em 50 mil reais pelo episódio.

Esses são alguns casos de Bullying no esporte. Com isso, quero recomendar um livro do amigo Marco Couto  que fala sobre a discriminação no esporte, chamado  " O Vencedor do Bullying".Além disso, ele aproveitou para deixar um recado.



"Meu nome e Marco Couto, sou escritor do livro O Vencedor do Bullying, farei lançamento em SP e no RJ.
O livro fala sobre a superação de uma pessoa que enfrenta o bullying na adolescência.
QUEM ESTIVER INTERESSE QUE EU DE PALESTRAS EM ESCOLAS SOBRE O TEMA BULLYING, SO ME MANDAR UM E-MAIL PARA:marcocouto2012@hotmail.com"



                                    Marco Couto convida...



3 comentários:

  1. É lamentável que ainda estejamos diante de tantos casos de racismo e homofobia no esporte. Mas acho que a união que o esporte proporciona e a exigência do respeito ao adversário também podem contribuir para que possamos virar essa página um dia.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a sociedade evoluiu em tecnologia mas está decadente no quesito respeito, mas que bom que existem iniciativas que contribuam para conscientizar essa população que está carente de educação!!! #fato ...e rumo á 2016...Espero que as atitudes sejam bem melhores que essas!!!

    http://alternativassonoras.blogspot.com/ Valew!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. É horrivél esse tipo de bullying que eles não são capazes. Mas eles foram melhores que os quem tem não tem deficiencia. Com essas paraolimpiadas pra cá estão tendo mas visibilidade essas paraolimpiadas. Com um gesto simples vc consegue ser melhor com quem não tem deficiencia. #bullying ainda existe. Mas estamos combatendo isso.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir