sexta-feira, 13 de abril de 2012

Especial Santos F.C 100 anos : O ataque dos 100 gols



Foto que tirei em visita ao Memorial do Santos F.C

O capitulo de hoje , do especial Santos F.C 100 anos, vou contar sobre  o fantástico ataque do alvinegro praiano brilhou entre as décadas de 20 e 30 .  
Mesmo não indo bem nos campeonatos em que disputava entre 1921 a 1926,entre eles o Campeonato Paulista,  o peixe teve nesse período o surgimento da primeira geração de jovens talentos , que durante os anos virou tradição no clube .
Com um time repleto de jovem jogadores , o Santos começou a se consagrar no futebol brasileiro , principalmente após a chegada de um garoto de apenas 16 anos,chamado ,  Araken Patusca.
Camisa usada na década de 20
Dono de um futebol rápido e elegante , Patusca conquistou não só o torcedor Santista, mas também o Brasil inteiro com boas atuações pela seleção , seu formando um ataque sensacional com outro craque da época, Arthur Friedenreich. Entre os jogadores que atuaram antes da  Era Pelé , muitos o consideram o maior ídolo do clube.
Na mesma época, o Santos contava com outros craques de baixa idade , como por exemplo, Feitiço, Camarrão , Siriri e Evangelista.Com o passar do tempo e com a chegada de outros craques , o peixe formou um time muito técnico e disciplinar,sendo assim sempre ganhar seu jogos com amplas goleadas , como a de 12 a 1 sobre o Ypiranga com 7 gols de Patusca .
Camisa usada na década de 30
Tudo se encaminhava para o primeiro titulo Paulista do Clube , quando o peixe dependia apenas de um empate no último jogo para faturar a taça , acabou sendo derrotado pelo Palestra Itália, que seria chamado de Palmeiras depois ,  por 3 a 2, em partida polêmica.
Mas o primeiro titulo estadual foi conquistado apenas em 1935 , depois da volta do craque Araken Patusca ao clube . Mesmo assim , o que ficou marcado nessa época, não foi a perda do titulo para o rival, mas sim um time extraordinário que chegou a marcar 100 gols ,além de mostrar um futebol brilhante .










4 comentários:

  1. Não entendo muito mas gosto do Europeu. Me pergunto como seria esse futebol elegante aí, se ver o Santos jogar vou lembrar disso.

    O texto está muito bom, bem explicadinho.

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao Santos , e que venha mais titulos por ai!

    ResponderExcluir
  3. Um tempo que o futebol era mais arte!

    ResponderExcluir
  4. Como que é o critério para a mudança de camisas, pelo desenho ou eles estão tentando melhorá-las todos esses anos?
    Beijos.

    ResponderExcluir